Idéia central

Como cada pessoa fará sua parte para ajudar o planeta?
A resposta é simples: cuidando corretamente de todo e qualquer resíduo gerado em suas atividades.ades.

paper.li

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Relatório do IPCC avalia que 80% da energia pode ser renovável em 2050




Planteta Sustentável:
Relatório do IPCC avalia potencial

O crescimento potencial da indústria de energia renovável foi ressaltado hoje por um relatório divulgado pela ONU, que prevê que as fontes renováveis poderão responder por até 77% de toda a energia consumida no mundo em 2050. A versão final do esperado Relatório Especial Sobre Fontes de Energia Renovável e Mitigação do Clima (ver aqui em pdf), do Painel Intergovernamental Sobre a Mudança do Clima, foi distribuída em um evento em Abu Dhabi.

O relatório conclui que, com as políticas corretas, é técnica e economicamente viável que o setor de renováveis se torne a força dominante da indústria global de energia nas próximas décadas. "Com o apoio consistente de políticas de energia e do clima, fontes de energia renovável podem contribuir significativamente com o bem estar humano, ao fornecerem energia sustentável e estabilizarem o clima", disse o professor Ottmar Edenhofer, vice-presidente do Grupo de Trabalho III do IPCC. "No entanto, o aumento substancial destas fontes é técnica e politicamente muito desafiador", declarou ele.

O relatório, de 26 páginas, é um resumo de uma avaliação abrangente de mil páginas, compilada por mais de 120 especialistas que trabalham no Grupo. Ele se baseia na modelagem de mais de 160 cenários diferentes sobre o setor de renováveis, que não condensados em quatro cenários. O documento conclui que esforços políticos podem resultar na rápida implantação de tecnologias de energia alternativas, embora a proporção de energia renovável vá crescer mesmo sem elas. E também prevê que a emergência dos renováveis como fonte de energia dominante poderia levar à economia cumulativa de gases estufa equivalente a 220 a 560 gigatoneladas de CO2 entre 2010 e 2050.

Os cortes podem ter papel importante, assegurando que as concentrações de gases estufa fiquem abaixo de 450 partes por milhão, o que seria suficiente para manter o aumento de temperatura abaixo dos dois graus centígrados. O cenário mais otimista, entre os quatro, prevê que a capacidade de energia renovável cresça de apenas 13% em 2008 para 77% em 2050. Também estima que renováveis podem responder por 407 exajoules por ano, mais de três vezes o consumo anual de energia dos EUA em 2005. O relatório reconhece que muitas tecnologias renováveis custam mais caro que alternativas baseadas em combustíveis fósseis. Mas argumenta que intervenções políticas para incluir impactos ambientais em preços de energia e o reconhecimento de benefícios amplos para economia, a sociedade, o ambiente e a saúde possam acelerar sua adoção.

O documento prevê ainda que terão de ser investidos U$ 5100 bilhões em renováveis até 2020 para se chegar ao cenário mais otimista, com mais U$ 7100 bilhões investidos entre 2021 e 2050. Ele deverá ser desafiado por muitos nos setores de energia nuclear e fóssil, que sempre questionaram a viabilidade técnica de gerar grande parte da energia mundial a partir de renováveis, comenta o Business Green.

Publicação original:
http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/energia-80-pode-ser-renovavel-2050-289231_post.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário